ROBERTO CARLOS FAZ 80 ANOS E SEGUE FIRME COM O SEU REINADO
19/04/2021 21:31 em Música

19 de abril de 1941 - Nasce Roberto Carlos (Roberto Carlos Braga) - Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. É um cantor, compositor e empresário. Conhecido no Brasil e na América Latina como "Rei", 

Ainda criança aprendeu a tocar violão e piano, a princípio com sua mãe e, posteriormente, no Conservatório Musical de Cachoeiro de Itapemirim. Apesar de seu sonho de infância de ser arquiteto, caminhoneiro, aviador ou médico, dedicou-se à música. Incentivado pela mãe, cantou pela primeira vez em um programa infantil na Rádio Cachoeiro, aos 9 anos.Apresentou-se cantando o bolero "Amor y más amor". Na segunda metade dos anos 1950, mudou-se para o Rio de Janeiro e seguiu a tendência juvenil da época, entrou em contato com novos ritmos musicais: o rock and roll e o rockabilly, passando a ouvir artistas como Elvis Presley, Bill Haley, Little Richard, Gene Vincent e Chuck Berry. Em 1957, Arlênio Lívio Gomes, um colega de escola, levou Roberto Carlos para conhecer um grupo de amigos que se reunia na Rua do Matoso, no bairro da Tijuca, conhecida como a Turma do Matoso. Lá conheceu Sebastião Maia, Edson Trindade, José Roberto "China" e Wellington Oliveira. Formou com estes o seu primeiro grupo The Sputniks. Em 1958, Roberto Carlos, por não encontrar a letra da canção "Hound Dog", de Elvis Presley, conheceu aquele que se tornou o seu maior parceiro musical, o fã de Elvis daquela turma de amigos, que era Erasmo Carlos. O Sputniks, conseguiu uma apresentação no programa “Clube do Rock,” apresentado por Carlos Imperial na TV Tupi.

Após a apresentação, Roberto procurou Imperial para agendar uma participação solo no programa.Sebastião Maia (Tim Maia) descobriu a tentativa de apresentação solo de Roberto e após uma discussão com o mesmo, saiu dos Sputniks e o grupo foi desfeito.

Começou sua carreira solo no início da década de 1960 sob influência do samba-canção e da bossa nova. Com composições próprias, geralmente feitas em parceria com o amigo Erasmo Carlos, fundou as bases para o primeiro movimento de rock feito no Brasil. Com a fama, estrelou ao lado de Erasmo e Wanderléa um programa na RecordTV chamado Jovem Guarda, que deu nome ao primeiro movimento musical do rock brasileiro, e que os alçou Roberto ao status de ídolos da geração. Além da carreira musical, estrelou filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles - como Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968), Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa (1970) e Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora (1971). Na virada para década de 1970 se tornou um cantor e compositor basicamente romântico, algo que não modificou desde então. Logo também mudava seu público-alvo, que deixou de ser o jovem e passou a ser o adulto. Entre 1961 e 1998, Roberto lançou um álbum inédito por ano. Atualmente continua se apresentando com frequência. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas, entre os quais Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia.

Segundo a Pro-Música Brasil, Roberto Carlos é o artista solo com mais álbuns vendidos na história da música popular brasileira, tendo vendido mais de 140 milhões de cópias, incluindo gravações em espanhol, inglês, italiano e francês, em diversos países.

Redação: Maria Goulart - R'nR Day By Day

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2546532055649170&id=100008772016537

  

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!