ANO DIFÍCIL PARA O ROCK... PERDEMOS EDDIE VAN HALEN
08/10/2020 02:53 em Notícia

MORRE EDDIE VAN HALEN, UM DOS MAIORES GUITARRISTAS DE TODOS OS TEMPOS!

Além de ser um herói da guitarra ele também era um “fuçador ,e dos melhores !“ inventou muitas coisas que mudaram o rumo da guitarra .

Na guitarra Frankenstrat, construída e modificada por Eddie, podemos ver claramente algumas de suas simples e criativas inovações, tais como : 

 

  (01) - O braço é mais largo, quase como o de um violão clássico . Uma modificação feita claramente para facilitar suas técnicas de tapping no braço.

 (02) - Eddie foi o primeiro a experimentar colocar um captador Gibson Humbucking em um corpo de Strato. Além disso, para conseguir uma sonoridade mais reforçada, experimentou instalá-lo em uma posicção inclinada, onde o primeiro pólo do captador capta o som mais agudo (mi aguda) pra trás, enquanto o último pólo (mi grave) capta o som mais grave (para frente).

Além disso, Eddie foi o primeiro a descobrir que, mergulhando-se o captador em um recipiente com parafina quente derretida, podia com isso revestir os fios do captador, (técnica que fazia com que eles vibrassem menos), gerando menos microfonia. 

 (03) - Eddie gostava de ter sempre à mão várias palhetas para, no caso em que estragassem, pudesse trocá-las rapidamente. Para isso, inovou colando uma fita adesiva no corpo da guitarra, onde deixava armazenadas (coladas) as suas palhetas, para fácil acesso. Mais tarde, o Van Halen também utilizaria essas fitas adesivas para colocar várias palhetas também nos pedestais dos microfones, um truque muito copiado pelos grupos de Hard Rock da época.

 (04) - Eddie também foi um dos primeiros e experimentar (e a incorporar ao seu estilo) a alavanca de trêmolo Floyd Rose, até então uma inovação no começo da carreira do Van Halen. Hoje este tipo de alavanca é padrão nas boas guitarras de marcas famosas, mas no início Eddie foi o que acabou experimentando e aprovando o modelo, já que até então, Eddie utilizava alavancas do tipo Fender Strato, que desafinavam muito pois ainda não havia o sistema de travas de cordas, incorporado pela Floyd Rose no mercado de guitarras.

 (05) - Eddie não gostava das guitarras que tinham o potenciômetro de volume muito próximo às cordas. Então, tanto em sua guitarra Frankenstrat como nas outras, Eddie instalou o potenciômetro mais afastado, mais para baixo da furação original do escudo, afim de facilitar a sua técnica do uso do volume.

 (06)- Eddie não passava aperto e criava soluções para os problemas que encontrava. Para completar um espaço vago entre o corpo e a primeira alavanca de trêmolo, (quando instalou-a em sua guitarra), Eddie usou uma moeda, que parafusou ao corpo para apoiar a alavanca. Depois que trocou esta alavanca por um modelo que melhor se ajustava ao corpo de sua guitarra, a moeda ficou sem função, porém ainda continuou parafusada ao corpo da guitarra. Esta moeda ficou tão famosa que foi também colocada igualmente na réplica fabricada pela Fender.

 (07) - Como Eddie se mexia muito no palco e pulava muito, não gostava quando as correias se soltavam da guitarra. Para resolver isso, instalou "pescadores" nas suas correias e ganchos nas suas guitarras, para que não se soltassem com os pulos e saltos no palco. Mais uma vez, uma idéia simples e criativa de Eddie Van Halen.

 (08) - Eddie fumava muito, até no palco. E para ter seu cigarro sempre à mão, ele costumava colocá-los acesos no Headstock da guitarra, entre as cordas, o que causava algumas marcas de queimaduras de cigarros na madeira do braço, (detalhe também devidamente copiado na réplica da Fender).

 (09)- E, claro, por último, mas não menos importante, Eddie criou com essa pintura de listras, (inicialmente pretas e brancas, e depois vermelhas, pretas e brancas), a sua marca registrada. Usadas inicialmente em suas guitarras, simplesmente para torná-las diferentes das demais, elas passaram a ser feitas também em seus suportes para guitarras, tênis, carros, furadeiras e tudo mais que a sua criatividade pudesse desenvolver. Atualmente, Eddie lançou também sua própria marca de tênis, que já vem de fábrica com essas pinturas listradas.

http://www.vanhalenfaclube.com.br/invencoes.html

Redação: Van Halen Fã Clube Brasil

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!