AUXÍLIO À CULTURA EM MARICÁ
21/08/2020 10:29 em Notícia

Conversamos com Raquel Simões, nossa colaboradora e presidente do Fórum Cultural de Maricá, que se traduz na maior associação de artistas dos mais diversos seguimentos na cidade, estando ela à frente da categoria junto à Secretara de Cultura para orientar e intermediar o acesso dos artistas ao projeto de lei de apoio à cultura denominada Lei Aldir Blanc.

A Lei Aldir Blanc visa conceder auxílio às pequenas empresas e aos profissionais da cultura que foram prejudicados e tiveram suas atividades total ou parcialmente interrompidas devido a pandemia do Corona Vírus. Com as restrições de aglomeração e o fechamento do comércio, as atividades culturais foram atingidas e, por consequinte, muitos contratos de publicidade e serviços foram cancelados. Os músicos e atores, principalmente, foram os mais prejudicados com espaços culturais, bares e restaurantes fechados.

Para aderirem ao programa, os interessados devem acessar o síte da prefeitura de Maricá e preencherem o formulário pelo endereço https://sim.marica.rj.gov.br/ . 

  Maricá na rede da Cultura

O sistema é um pouco instável, o que exige paciência para ser preenchido, portanto, separe antecipadamente os documentos necessários como declaração de imposto de renda, comprovante de residência, identidade, CPF ou CNPJ e CMEI para as pessoas jurídicas. converta-os para imagens de PDF porque o sistema apenas recebe imagens em alguns formatos e este é o mais recomendável para evitar travamentos durante o processamento. 

Separe material fotográfico, indique a atuação artística através de redes sociais e quaisquer outros documentos que comprovem a atividade cultural nos últimos dois anos. Caso não consiga preencher o formulário de uma só vez, o sistema não grava o que foi feito e o obriga a refazer todo o procedimento novamente. Tenha tudo em mãos!

Os valores do auxílio variam e podem chegar a dez mil reas dependendo da categoria. Essas dúvidas já foram esclarecidas pelo secretário de cultura da cidade, Sady Bianchin, numa live há poucos dias que contou, inclusive, com a presença da Deputada Federal Benetita da Silva PT/RJ dentre outras personalidades da cultura maricaense. Mas se restarem dúvidas, entre em contato pelo site da prefeitura ou através da direção do Fórum Cultural de Maricá http://fcmarica.site/ e. ainda, pelo Whatsapp da nossa rádio 21 99549-4983. Deixe aqui os seus comentários.

Redação: Rubens Rodrigues

  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!